A infantilidade do chamado revanchismo por parte de algumas mulheres mais revela sobre estas mesmas do que sobre quem querem partir para a desforra. Desforra contra quem? Contra quais cabeças exatamente? Do mesmo modo que é inaceitável para um judeu de nossos dias, desta nova geração, odiar profundamente um alemão pelos crimes - atrozes, diga-se de passagem - cometidos pelos seus avós no regime totalitário de Adolf Hitler, como pode haver mulheres que mencionam o "machismo" dos homens da Idade Média? Isso é recorrente e ofende a inteligência de qualquer ser pensante. Querem uma "revanche histórica" dizem algumas das doentias radicais, e isso só homens e mulheres muito ignorantes admitiriam em sã consciência.
É certo que algumas destas feministas estão preocupadas é com a violência dos homens de hoje, muito reais, muito vivos, e que por inúmeras razões mantém uma postura pitecóide diante de suas parceiras. Mas isso absolutamente em nenhum sentido justificaria um "olho por olho e dente por dente". A feminista que parte da cólera, da revanche, daquele ódiozinho criado dia a dia, desde a adolescência, com pequenas mágoas, e que acha que a sociedade tem de engolir a seco o perigo de suas ideias está totalmente equivocada. "Os homens" não tem de admitir quietos este tipo de estupidez nem em comerciais de TV e menos ainda pessoalmente, em suas relações amorosas: respeito é bom e todo mundo gosta, ainda que poucos o exerçam.
O comercial de TV "Mulheres Evoluídas" só pode ter saído da cabeça de uma mulher, ou de algum homem profundamente desgostoso com o próprio sexo. Isso N-Ã-O significa que todas as mulheres compactuem com a mensagem da Bombril que segue na imagem através da boca da lastimável Marisa Orth. Mas o que será que as feministas radicais pensam disto? Ou ainda: o que será que aquelas mulheres que SEQUER são feministas, mas que guardam ranço, ressentimento, de algum homem, pensam disso? Será que diante deste comercial elas dão aquela risadinha baixa, em concordância, consentimento, ou se revoltam?
Não se revoltam.
*